25/09/2017 às 08:58

Tocantins se destaca no aumento do volume de vendas em julho, segundo IBGE

Leandro Augusto Hamester/AI Teutônia

A Pesquisa Mensal do Comércio de julho, realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostrou que o Tocantins obteve a segunda maior taxa variação do volume de vendas, com 3,3% na comparação mensal. A primeira colocação ficou com Roraima, com 4,9%.

Já em relação à comparação anual, o Tocantins ficou em 8º lugar, com 4,4% de aumento nas vendas. O estado com maior taxa de variação anual foi Santa Catarina, com 12,7%.

Em um cenário geral, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo revisou a projeção de desempenho do varejo de +1,8% para +2,2%.  Esta é a quarta vez consecutiva que a CNC eleva a previsão das vendas.

Segundo a economista da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso, essas revisões mostram uma tentativa de recuperação da economia. “As taxas positivas são esperadas e demonstram uma estabilização do comércio pós-crise. Porém, a total recuperação depende também da geração de empregos e taxas de juros compatíveis com a inflação”, comentou a economista.

CNC

De acordo com uma análise da CNC, o faturamento real dos dez segmentos que compõem comércio varejista no conceito ampliado, apresentou avanço de 0,2% na comparação com o mês anterior já descontados os efeitos sazonais. Esse foi o quinto crescimento mensal das vendas no ano (o segundo consecutivo) evidenciando um lento, porém claro, processo de recuperação do volume de vendas em 2017.

Destacaram-se positivamente nessa base comparativa os segmentos de informática, comunicação e materiais de escritório (+4,4%), materiais de construção (+0,9%) e hiper e supermercados. Com o fim do “efeito FGTS” sobre as vendas, a continuidade da tendência de crescimento do setor nos próximos meses dependerá da aceleração na geração de postos de trabalho e da retomada dos investimentos, que acusaram 14 quedas nos últimos 15 trimestres.

Fonte: CNC ( https://goo.gl/gaKVUA)

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista do Estado do Tocantins

  • Endereço:
    Rua D - Qd. 10 - Lt. 1 a 5 - Nº 109 - Setor Eng. Waldir Lins
  • CEP: 77423-030
  • Processo: 426
  • Telefone(s):(63) 3312-1285
    Fax:(63) 3312-1285
  • Email contato: sicovarto@gmail.com
  • Presidente:
    ITELVINO PISONI